Av. Geraldo Romano, 135 - Centro, Nanuque - MG

Agricultura

A Secretaria Municipal de Administração divide-se em:

– Secretaria
– Seção de Agropecuária e Abastecimento
– Seção de Manutenção de Equipamentos Agrícolas e Estradas Rurais

Secretário: Alessandro Moreira Ferreira
E-mail: agricultura@nanuque.mg.gov.br
Endereço: Praça Teófilo Otoni, n° 01, Centro

Horário de atendimento: 08:00 às 14:00.

Compete à Secretaria Municipal de Administração

  • Incentivar boas práticas relativas ao fomento e ao desenvolvimento da agropecuária, ao aproveitamento dos recursos naturais renováveis e ao transporte, armazenamento, comercialização e distribuição de alimentos;
  • Buscar garantir a melhoria da qualidade de vida dos produtores e consumidores de alimentos no Município, promovendo a produção de alimentos com qualidade sem agredir o meio ambiente;
  • Incentivar a modernização agropecuária, assim como o desenvolvimento do agronegócio no Município, visando ao desenvolvimento econômico, social e rural
  • Planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais;
  • Promover a difusão de conhecimentos técnicos no meio rural;
  • Analisar projetos e programas de órgãos que atuam no setor agrícola municipal;
  • Manter intercâmbio com entidades nacionais e internacionais, a fim de obter cooperação técnica e financeira, objetivando a modernização e expansão das atividades do setor;
  • Estabelecer critérios, em ordem de prioridade, para alocação de recursos municipais no fomento à agropecuária;
  • Assessorar o Prefeito e os órgãos públicos representados no Município;
  • Mobilizar recursos locais, públicos e privados para apoio às atividades agropecuárias;
  • Promover relacionamento interinstitucional nas áreas de agropecuária, educação e saúde, para benefício ao meio rural;
  • Acompanhar a execução de projetos agropecuários no Município, participando de sua avaliação;
  • Compatibilizar a execução de projetos agropecuários, conforme normas e posturas municipais;
  • Sistematizar a coleta e a divulgação de informações sobre a agropecuária municipal;
  • Coordenar a execução do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Produtores Rurais e Agricultores Familiares;
  • Manter patrulhas motomecanizadas com a finalidade precípua de prestação de serviços rurais destinados à abertura e conservação de estradas, preparo e conservação do solo e, em especial, atender ao pequeno produtor;
  • Fornecer, na medida do possível, insumos, máquinas, implementos, mudas e sementes;
  • Instalar unidades experimentais, campos de demonstração e de cooperação, lavouras e hortas comunitárias, proteção ambiental e lazer;
  • Coordenar o planejamento e execução do SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

Compete à Seção de Agropecuária e Abastecimento:

 – Elaborar e executar a política agropecuária da Secretaria;

– Elaborar e executar programas e projetos que busquem o aprimoramento e desenvolvimento da agropecuária no Município;

– Fazer cumprir a legislação pertinente;

– Supervisionar e orientar a administração e fiscalização dos mercados, feiras e matadouros, em articulação com os órgãos competentes da Secretaria de Saúde e da Secretaria da Fazenda.

– Administrar e fiscalizar os matadouros, inclusive nos distritos;

– Elaborar e executar programas e projetos que busquem o melhor funcionamento dos matadouros;

– Preparar as guias de recolhimento de preços e taxas relacionadas com suas atividades;

– Elaborar e executar a política de administração dos mercados e feiras da Secretaria;

– Elaborar e executar programas e projetos que busquem o melhor funcionamento dos mercados e feiras;

– Exercer outras atividades correlatas.

Compete à Seção de Manutenção de Equipamentos e Estradas Rurais:

– Promover os serviços de terraplanagem necessários à execução e manutenção das vias rurais municipais;

– Promover a conservação e manutenção das estradas e acessos municipais, de acordo com o plano rodoviário municipal, objetivando assegurar neles boas condições de tráfego;

– Executar as obras de recuperação de estradas e acessos de propriedades rurais;

– Promover a manutenção dos equipamentos e máquinas utilizadas em serviço;

– Fiscalizar obras de construção, de obras de arte, drenagem e conservação de estradas e acessos de propriedades rurais;

– Promover manutenções preventivas e corretivas de máquinas e equipamentos, bem como a sua boa utilização, a fim de evitar acidentes de trabalho e preservar o bom estado de conservação dos materiais;

– Executar outras atividades correlatas, assessoria e suporte ao Prefeito e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Av. Geraldo Romano, 135 – Centro, Nanuque – MG, 39860-000

Funcionamento:

Seg – Sex: 8:00 às 18:00

Atendimento ao Público 

Seg – Sex 8:00 às 12:00

Telefone: (33) 3621-4882
Telefone Ouvidoria Municipal

 (33)  99861-0660

Prefeitura Municipal de Nanuque / Minas Gerais - Todos os direitos reservados