Publicado em: 26/04/2017

A Prefeitura de Nanuque está realizando adequações na Garagem Municipal, a fim de retornar com o serviço de lavação dos carros pertencentes à sua frota, sendo a falta deste um dos motivos de deterioração dos veículos devido à falta de conservação.

A partir desta quarta-feira (26/04), o serviço estará sendo retomado após a construção de uma caixa de gordura, condição sine qua non para o funcionamento da lavação de veículos, sendo, inclusive, exigência dos órgãos de proteção ambiental.

Manter um serviço de lavação de veículos exige muito mais do que instalar uma rampa e comprar os equipamentos. Os impactos pelo uso de água e liberação de resíduos como óleo e areia durante o processo de limpeza tornam a atividade potencialmente poluidora e, como tal, depende de cuidados e do cumprimento de normas para minimizar ou evitar danos ambientais.

De acordo com os critérios técnicos considerados pelos órgãos licenciadores do serviço de lavação, que são os mesmos exigidos para postos de combustíveis, deve existir um sistema para drenagem oleosa, caneletas de escoamento e caixa separadora de óleo e água. O projeto precisa ser elaborado e assinado por um responsável técnico.

“Estamos trabalhando para que o serviço de lavação obedeça a todos os critérios técnicos exigidos para esse tipo de atividade, por possuírem índice poluidor médio e estarem incluídos na listagem das atividades consideradas potencialmente causadoras de degradação ambiental”. Afirmou Antônio Mendes de Souza, Secretário Municipal de Obras.