Publicado em: 12/03/2018

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em grande estilo em Nanuque. No dia 08 aconteceu uma grande caminhada com a participação de várias mulheres de todas as idades, que percorreram a Av. Santos Dumont até a Praça da Bíblia.

Elas portavam faixas e cartazes com frases em defesa dos direitos da mulher e contra todas as formas de violência. À frente ia um carro de som animando as mulheres e uma locutora proferindo palavras de ordem contra a violência.

A caminhada teve fim na Praça da Bíblia, onde a secretária municipal de Assistência Social, Claudia Mária, discursou em favor de todas as mulheres Nanuquenses, garantindo igualdade no trato para com todas. Ainda na Praça da Bíblia todas deram as mãos e o vice-prefeito Barreto deu início a oração do Pai Nosso, sendo acompanhado por todos e todas presentes.

No dia seguinte, sexta, 09 de março, a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu um ‘Café com Prosa’ no salão da Igreja Imaculada Conceição.

O evento teve início por volta das 15:30 e contou com duas palestrantes; Maria Alves e Juliana Lemes.

A secretária de Assistência Social, Claudia Mária, após a formação da mesa, fez bela abertura com uma mensagem emocionante, destacando os direitos da mulher e o quanto a Prefeitura de Nanquue vem fazendo para atender as demandas nesse campo.

O prefeito também deu as boas vindas e parabenizou a todas pela importante data que marca as lutas das mulheres pelos seus direitos.

A palestrante Maria Alves, que é diretora de políticas sociais e previdência social da Fetaemg, direcionou sua palestra para as questões sociais que envolvem a mulher, especialmente a mulher do campo. Enquanto Juliana Lemes, que é policial militar, explanou sobre todas as formas de violência contra a mulher; física, moral, patrimonial, psicológica e sexual. Lemes falou também sobre a Lei Maria da Penha e todas as situações de violência que são amparadas pela mesma.

A Srª Elcy da Silva, frequentadora do Centro de Convivência da Melhor Idade leu um poema enaltecendo a força da mulher.

A criação do Conselho Municipal da Mulher, também foi tema abordado durantes o encontro, pela assistente da Secretaria Social, Débora, que afirmou já existir uma Lei que determina a criação do Conselho no município de Nanuque.

Ao final, após o prefeito ter agradecido a todas as mulheres pela presença, houve sorteio de brindes e um saboroso lanche com refrigerantes e petiscos.