Publicado em: 08/02/2018

“Calor extremo”! Expressão muito ouvida na cidade de Nanuque, devido a temperatura alcançar índices altíssimos, especialmente na estação do verão. A cidade dispõe de pouquíssimas árvores ao longo de suas avenidas, especialmente nas mais movimentadas, como a Av. Santos Dumont e Geraldo Romano, onde está concentrado o maior número de lojas e outros estabelecimentos comerciais da cidade.

O atual governo resolveu mudar essa realidade; não de diminuir a intensidade do calor, mas de arborizar a cidade.

A arborização tem reflexos importantes na vida das pessoas.

Entre os papéis desempenhados pela arborização urbana estão a redução da poluição do ar, interceptação da água de chuva, sombreamento e estabilização da temperatura, redução do ruído e promoção de melhorias no bem-estar psicológico e físico, além do belo visual que as árvores proporcionam.

A Secretaria de Meio Ambiente iniciou nessa manha de quinta, 08, o plantio de árvores nos canteiros centrais das duas avenidas principais. A espécie que está sendo utilizada é a quaresmeira roxa.

A Quaresmeira, de nome científico Tibouchina granulosa, é uma árvore natural da mata atlântica, muito admirada por sua beleza e amplamente utilizada para arborização urbana e paisagismo. Floresce geralmente duas vezes ao ano, em junho-agosto e dezembro-março, sendo, entretanto nesta última época mais abundante.

A quaresmeira atinge, aproximadamente, 8 a 12 metros de altura e o crescimento da raiz é pivotante e profundo, com geotropismo positivo (o rizoma segue a força da gravidade), o que impede a quebra de calçadas e sistemas de água e esgoto quando bem espaçadas. Para o prefeito Roberto de Jesus, a cidade está necessitando de várias ações para melhorias do seu aspecto visual.

“Iniciamos, a partir desse mês, a arborização das principais avenidas da cidade. Já tínhamos detectado essa e outras necessidades para a melhoria do nosso centro urbano, mas tínhamos outras prioridades no nosso primeiro ano de governo, em que tivemos de atuar com mais intensidade, mas, a partir de agora estaremos promovendo várias outras ações que vão mudar essa realidade e tirar esse aspecto de cidade abandonada, deixada como herança para nós”, ressaltou o prefeito.