Publicado em: 29/04/2019

O Prefeito de Nanuque Roberto de Jesus, o Vice-Prefeito Sargento Barreto e o Secretário Municipal de Agricultura Néliton Carvalho, receberam na tarde de terça-feira (23/04), lideranças dos pescadores nas pessoas de Gilda Neves de Souza, Paulo Sérgio Gonçalves de Souza (Gominho) e Itamar Alves dos Santos (Cachim).

Na oportunidade os pescadores apresentaram ao Governo Municipal as dificuldades que vêm enfrentando, dentre elas a diminuição do pescado obtido no dia-a-dia. O Prefeito Roberto de Jesus reafirmou o compromisso da sua gestão com o desenvolvimento sustentável da comunidade pesqueira e informou que uma das recomendações que fez ao Secretário de Agricultura, Néliton Carvalho, por ocasião de sua posse, foi no sentido de que desse uma atenção especial à Colônia de Pescadores Z9 e que o mesmo não medisse esforços para retomar o projeto de criação de um polo de piscicultura, que tem como principais beneficiários os próprios pescadores.

O Secretário Néliton Carvalho informou ao Prefeito Municipal e aos pescadores presentes, que o plano de ações elaborado pela Secretaria de Agricultura para o ano de 2018 no tocante aos pescadores foi executado e que no plano para 2019 estão inclusas ações de continuidade do ano anterior e novas ações, tais como:

• Manutenção da assistência técnica ao grupo de pescadores envolvidos no projeto que está sendo tocado com recursos do IDENE;
  • Capacitação dos pescadores/piscicultores em processamento e comercialização da produção do referido projeto;
  • Mobilização de produtores rurais localizados às margens do Lago da CESC, ou que possuam em suas propriedades potencial para desenvolvimento da piscicultura;
  • Viabilização do funcionamento da UBP (Unidade de Beneficiamento de Pescado), construído pela CESC e doado à Colônia de Pescadores Z9;
  • Apoio a criação de uma cooperativa de pescado que reunirá pescadores/piscicultores e produtores regionais. Com o início da produção dos pescadores/piscicultores, iniciaremos a mobilização de produtores regionais com o intuito de viabilizar o funcionamento do UBP, pois a mesma precisa de um fluxo contínuo de matéria prima.

O Governo Municipal se comprometeu ainda a oficializar a diretoria da Colônia de Pescadores Z9, solicitando uma assembleia geral, com a participação de todos os associados para apresentação do plano de ações.

A reunião findou-se com um clima de otimismo, com a crença de todos de que esta será uma parceria prolifica, que trará muitos benefícios não só para os pescadores, mas também para toda a comunidade, tão carente de opções de ocupação e renda.

Este tem sido o nosso desafio diante da crise pela qual atravessa a nossa cidade, o Estado e o país: criar condições de sustentabilidade para que as comunidades, sejam elas pesqueiras, agrícolas, operárias, enfim, possam obter meios de sobrevivência da sua própria cultura. Para isso, o papel do Governo é fundamental, fomentando e incentivando as boas práticas produtivas”. Asseverou o Prefeito Roberto de Jesus.

Já o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Néliton Carvalho reiterou o seu compromisso com os pescadores: “Firmamos o compromisso com o Prefeito Roberto de Jesus ao assumirmos a pasta da Agricultura, em envidar os nossos melhores esforços para, junto com cada segmento do setor, criarmos as condições necessárias para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais”.

“Nesse sentido, renovo o meu compromisso com as pescadoras e pescadores em trabalhar com afinco para o sucesso da produção do pescado em tanques-rede, o que trará ocupação e renda para a categoria”. Concluiu o Secretário.

“Estamos agradecidos e esperançosos com o apoio e orientação que temos recebido por parte da Prefeitura de Nanuque e aproveitamos o ensejo para agradecer ao Prefeito Roberto de Jesus pela parceria e incentivo dedicados aos nossos projetos através da Secretaria de Agricultura, que não tem medido esforços para que alcancemos as nossas metas”. Afirmou entusiasmado um dos pescadores presentes ao evento.