Publicado em: 08/05/2017

Aconteceu no sábado (06/05), mais uma etapa preparatória do Mucuriarte, maior evento cultural do Vale do Mucuri, que acontecerá na cidade de Carlos Chagas no período de 18 a 22 de julho de 2017, mas que envolve vários municípios em sua organização, onde é esperada a participação de inúmeros artistas da região, alguns até de renome nacional como Paulinho Pedra Azul, Rubinho do Vale e Shangai, que recentemente teve participação na trilha sonora da novela Global “Velho Chico”.

Contudo, nem só de música vive o Mucuriarte. Atrações como: mostras de teatro, literatura, artes plásticas, feira artesanal, cortejo dos grupos de cultura popular, fóruns, debates, oficinas e comidas típicas são alguns dos atrativos que fazem deste um acontecimento imperdível, do tipo que se anota na agenda cultural.

O Prefeito Roberto de Jesus e o Vice Benedito Barreto estiveram presentes na abertura da reunião, que contou com a participação de nada menos que15 municípios que enviaram seus representantes, o que nos dá a dimensão do quão grandioso será a realização do Mucuriarte/2017.

Roberto de Jesus iniciou a sua fala ressaltando a importância do resgate da cultura regional e acrescentou que “o nosso município se fará presente e bem representado nesse evento”. O Prefeito ressaltou ainda ser da maior relevância “a inserção de Nanuque nesse roteiro cultural, onde se pretende resgatar as nossas tradições e celebrar a nossa diversidade cultural, incentivando o surgimento de novos talentos, ao mesmo tempo em que trabalhamos no sentido de deixar um legado para as gerações vindouras”.

Segundo os organizadores, dentre outros objetivos, o Mucuriarte pretende valorizar, difundir e articular ações de preservação da rica memória das comunidades tradicionais de toda região, sendo que a edição de 2017 contará a sobre a história e a cultura do povo Machacali.

Também se fizeram presentes no encontro a Secretaria Municipal de Educação Neide Ramos e a Chefe de Divisão de Cultura Girlane Amaral, que, juntamente com todos os demais participantes, assistiram a uma bela apresentação da dança “Maculelê” realizada pelo grupo de capoeira “Ânsia de Liberdade”, sob o comando do Mestre Alvacy Tercilia.