Publicado em: 08/09/2017

O desfile de 7 de Setembro, como desfecho das comemorações da Semana da Pátria, realizado pela Prefeitura Municipal de Nanuque, foi o maior e mais concorrido em mais de uma década, com milhares de pessoas ocupando os espaços e logradouros públicos, numa demonstração de civismo que há muito tempo não se via num evento público dessa natureza.

Cerca de 40 Instituições participaram da festa cívica e a estimativa é que 3 mil pessoas estiveram diretamente envolvidas, levando para as ruas centrais da cidade a história da sua entidade, os seus patronos, os seus projetos, os seus objetivos e o resultado foi uma brilhante demonstração da diversidade cultural do povo nanuquense.

No palanque montado no Coreto Municipal, autoridades civis e militares ocuparam o espaço, com destaque para as presenças do Prefeito Roberto de Jesus, acompanhado da primeira dama e Secretária Municipal de Assistência Social Cláudia Mária, o Vice-Prefeito Bendito Barreto, a Secretária Municipal de Educação Neide Ramos, a Presidente da Câmara Municipal Nininha Rosilene, o Juiz de Direito Dr. Edson Alfredo Sossai Regonini, Gelson Eduardo Demétrio, 1º Sargento de Infantaria do Exército Brasileiro e Chefe de Instrução do TG 04-035, o Major Elson Ferreira dos Santos, Comandante da 24ª Cia. Independente da PMMG e o Tenente Gonçalves, representando a unidade do Corpo de Bombeiros da cidade de Teófilo Otoni.

Com início às 08:30 horas, todo o evento contou com uma observação rigorosa de horário, o que dá uma dimensão do quão grandioso foi o desfile que se encerrou às 13:40h, ainda com as avenidas centrais da cidade tomadas por populares e pela tradicional cavalgada, representando a força da classe ruralista e o poder de organização da Legião dos Vaqueiros com todo o seu acerco histórico-cultural posto na rua para deslumbre dos expectadores.

Ao todo, cerca de 8 mil pessoas estiveram nas ruas neste 7 de Setembro, somando-se todas as instituições envolvidas, as corporações militares e os populares, que repletaram as vias públicas, prestigiando o evento e fazendo reviver priscas eras, quando os desfiles marcaram uma época de intensa movimentação na cidade de Nanuque, sinal de que o projeto de retomada da cidade, da sua cultura e dos seus valores, capitaneado pelo Prefeito Roberto de Jesus, começa mostrar os primeiros resultados.

A Secretária Municipal de Educação Neide Ramos destaca que “o envolvimento das escolas e das instituições na organização deste 7 de Setembro em nossa cidade foi algo bonito de se ver. A empolgação, o comprometimento, a vontade em contribuir de alguma forma, foi algo que nos proporcionou muita alegria e nos deu mais força para fazermos deste, o maior desfile cívico dos últimos tempos”. Asseverou a Secretária.

O Prefeito Roberto de Jesus demonstrou todo o seu contentamento em palavras carregadas de emoção: “Gostaria de agradecer a todas as escolas, creches, clubes de serviços, ongs, autoridades civis e militares e em especial à comunidade nanuquense, os quais compareceram massivamente no desfile cívico do dia 7 de Setembro, em sintonia com a proposta de retomada da nossa cidade e resgate dos nossos valores. A todos o nosso muito obrigado!” Agradeceu o Prefeito.

Todas as entidades que participaram do desfile foram agraciadas com um troféu.