Publicado em: 23/11/2017

A Secretaria de Educação, sob o comando de Neide Ramos, realizou no último dia 17/11 a sua Conferência Municipal, a primeira de três etapas, sendo segunda a ser realizada na cidade de Teófilo Otoni no dia 25 do mesmo mês e a etapa final que será na capital mineira de Belo Horizonte, prevista para acontecer em março/2018.

A Conferência foi realizada no Salão da Escola Estadual Stella Matutina, com início às 7 horas da manhã e término às 17 horas. O público foi formado basicamente pelos profissionais da Rede Municipal de Educação, representantes da Rede Estadual, Escolas Particulares e Instituições de Ensino Superior. Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento.

A mesa foi composta pelo Prefeito Roberto de Jesus, a Secretária Neide Ramos, pelo Vice-prefeito Benedito Barreto, a Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais Lualga Miranda, e o Deputado Estadual Rogério Correia.

Após a execução do hino nacional e apresentações culturais feitas por alunos do Projeto AABB Comunidade, foi feita a leitura do regimento interno da conferência, a qual foi votada e aprovada por todos os presentes.

Em seu pronunciamento, o prefeito Roberto de Jesus falou sobre todas as conquistas e desafios nestes 10 meses de governo, enquanto a Secretaria de Educação Neide Ramos fez uma saudação a todos os presentes, agradeceu e discorreu acerca do trabalho desenvolvido na Secretaria de Educação.

O Deputado Rogério Correia fez um resumo de todas as lutas e conquistas da educação desde o fim da ditadura militar, passando pelos movimentos estudantis sociais, a organização dos sindicatos, a censura imposta à Constituição de 1988, as eleições diretas, os avanços da educação e sobre as dificuldades futuras com a PEC que congela os gastos públicos em saúde, educação e social por 20 anos.

Na parte da tarde, os participantes foram divididos em nove grupos, entre 9 temas enviados pelo Conselho Nacional de Educação, para discussão e apresentação de sugestões. Estas sugestões serão levadas para a Conferência Nacional, que por sua vez formatará um documento final, o qual será apresentado ao Governo Federal a fim de que norteie as políticas públicas em educação nos próximos anos no Brasil.