Av. Geraldo Romano, 135 - Centro, Nanuque - MG ouvidoria@nanuque.mg.gov.br (33) 3621-4882

Histórico da Cidade

A área onde hoje é o Município de Nanuque durante muito tempo se caracterizou de zona rica em recursos naturais, isso propiciou aos aventureiros a busca de pedras preciosas, e aos madeireiros, a obtenção de grandes lucros.
Os empresários da madeira vieram atraídos pelo valor comercial de alguns exemplares de árvores que o Município possuía em grande quantidade.
O Rio Mucuri e a exuberante vegetação da Mata Atlântica foram os principais elementos naturais de atração socieconômica que favoreceram a ocupação da área.A exploração da vegetação nativa pode ser vista sob duas óticas antagônicas: de um lado a degradação do meio ambiente florestal, do outro a formação e implantação de uma nova comunidade, uma nova cultura.
A grande área de mata atraiu várias serrarias que absorviam grande parte da mão de obra local e aqueciam o comércio em toda a região. Essas serrarias funcionavam através do vapor ou da força braçal.
Para se ter uma noção do poderio econômico que a madeira representava para o Município basta observar os seguintes números:
“em 1960, a madeira gerava cerca de 60% da renda do Município e os alimentos, 12%. A mão-de-obra em quase sua totalidade era voltada para a madeira.Enquanto o Estado de Minas Gerais cresceu 13%¨no ano de 1950, Nanuque cresceu quase 400% neste mesmo ano. Enquanto houve mata, houve riqueza. A madeira deu emprego a muitos operários, em muitas serrarias”.Dados contidos no livro “Nanuque – Nossa Terra, Nossa Gente” de Ivan Claret Marques da Fonseca, médico e ambientalista.Nesta análise sobre o povoamento e suas relações com a natureza, constata-se que o rio Mucuri, num primeiro momento da história, foi preponderante para o povoamento da área, e a exploração vegetal significou aumento populacional dessa região. Portanto, temos a aí dois agentes da natureza, a água e a vegetação, responsáveis pela ocupação do Município de Nanuque.

Quem somos

Localização:

Avenida Geraldo Romano, nº 135
CEP: 39860-000
Fone: (33)3621-4882

Mapa